Benefícios da Azeitona


Esse pequeno fruto é um estoque de benefícios para seu corpo, na quantidade certa, você não engorda e ganha saúde!

Benefícios...

Possui ômega-3, gordura insaturada que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL)-isso diminui risco de doenças cardiovasculares. ''Azeitonas também é farta em antioxidantes,contribui com a saciedade e funcionamento do intestino'', explica Valéria Goulart, médica e membro da Associação Brasileira de Nutrologia. Mais: o fruto carrega vitaminas A, D, K, E e fitosteróis, que inibem o envelhecimento celular.

Quanto comer?

Para ter benefícios, no mínimo, 25 g (de 5 a 7 azeitonas) por dia. Segundo estudo publicado na revista Diabets Care (EUA), essa porção não gera pneus, a gordura insaturada dela se distribui no organismo, não para no abdome. Lembre-se: das 2 mil calorias que você precisa consumir por dia, de 15% a 20% devem vir de gordura insaturada.

Preta ou Verde?

À sua saúde, tanto faz. ''Não há diferença nutricional entre os tipos de azeitona. O que muda é o ponto de maturação, que interfere no sabor'', diz Simone Jimenez, engenheira de alimentos e gerente da Vale Fértil, produtora de azeitonas. Existem 15 variedades do fruto.

Não é tão calórica...

Azeitonas verdes tem cerca de 140 calorias em 100 g; pretas, 210 calorias. Abas são bem mais magras que castanha-de-caju e amendoim: em cada 100 g deles (não torrados), há uma média de 570 calorias.

Comentários

Postagens mais visitadas